Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Caso Nardoni

Muito, ao mesmo tempo que nada, há de se falar sobre esse caso. Nada que trague a vida inocente de volta e nada que prove o que realmente aconteceu. Sim, pois se estavam pensando que eu, com meu olhar crítico, chegaria aqui e gritaria: “FOI ELES, CORTEM-LHES A CABEÇA!” se enganaram. [Ah Gabí, mas tudo indica que foi]
Exato, porém, nenhuma das indicações deu 100% certeza do ocorrido e, por mais que se fale no assunto, jamais saberemos o que, de fato, se passou naquela noite. E, como não cabe a mim a decisão de julgar, prefiro, embora não goste, ficar na imparcialidade.
Mas eu torço, torço piamente para que tenham sido eles. [Como, Gabí?] Sim. Alguém matou e tomara que tenha sido mesmo eles, porque, se não foi, o Brasil estará cometendo uma das maiores injustiça da história. Pois, para quem não sabe, esse caso já foi julgado. Sim, a população já julgou e duvido muito que o oficial será diferente, ainda mais, feita por júri popular que tem embutido em sua mente o pré-julgamento baseado no senso comum.
Isso, talvez, eu possa explicar. Porque a imprensa e a população brasileira gostam tanto de fazer de tragédias, verdadeiros espetáculos e porque as pessoas reivindicam por justiça quando uma criança é morta, manifestando um sentimento de revolta, mas não, em situações que indiretamente consentirão na morte de muitas outras. (Entendeu? Não, então esforce sua mente porque eu não vou explicar). Talvez eu não esteja explicando nada, apenas criando mais perguntas, o que é bom, já que, de acordo com Hegel, o conhecimento se constrói através da dialética que é a tese (afirmação) oposta à antítese (negação) que forma a síntese (conclusão) que vira uma nova tese, a qual, tem uma nova antítese e assim por diante. Por isso, faço questionamentos a mim mesma como se fosse uma terceira pessoa, o leitor, e paralelamente com vocês construo conhecimento.
Mas voltando ao assunto, outra coisa que posso comentar é o incrível erro da imprensa em dizer que o casal está sendo acusado por homicídio doloso TRIPLAMENTE qualificado, pois, essa expressão não existe no direito. O parágrafo 3º do artigo 121 do Código Penal apenas classifica o crime, ou seja, se ocorreu uma ou mais daquelas características no ato ele é qualificado, se não, não é. O número de características não influencia na aplicação da pena quanto à qualificação, mas sim, no aumento da pena e nos agravantes. (Talvez seja um pouco complexo, enfim,
jornalistas parem de dizer “homicídio triplamente qualificado”)
É nisso que devemos ficar atentos e esperar a grande surpresa na resolução da problemática, qual parte lucrará mais nesse jogo de quebra-cabeças de agravantes e diminutivos penais, porque, como eu falei: O caso já foi julgado!

4 comentários:

  1. bom, concordo com você!
    Eu, como estudante de jornalismo, acho completamente errado todo o papel da imprensa nesse caso.
    Por mais, que o casal Nardoni seja culpado, a Veja, por exemplo, não tem o direito de colocar na capa da revista: FORAM ELES!!
    A imprensa se achou com o direito de julgar, e palpitar num caso que nem os compete!
    E pior, que já não bastasse uma cobertura de quase 2 meses depois da morte da menina, estão fazendo todo esse espetáculo novamente com o julgamento. Ainda mais agora...Eu acredito que por mais que tenham sido, eles ou não. Não vai ser a sentença que vai dizer o quanto eles foram culpados ou inocentes. E sim, as suas próprias consciências! Não adianta viram evangélica para amenizar a pena, ter bom comportamento. A questão está de que foi um caso terrível, não tem como imaginar, por mais que o mundo se encontre do jeito que está que uma madrasta por ciúmes mataria a filha do companheiro, e no desespero de tentar "achar uma solução" ter ajudado nisso. NÂO TEM COMO EXPLICAR!!
    Mas que justiça seja feita, e bem longe de programas sensacionalistas, e do pré-julgamento social...Que os júris saibam agir e decidir o melhor para todos.. Para a justiça e para que reais culpados!!!



    Beijoos #)



    Feer

    ResponderExcluir
  2. gente pq nao pode ter sido acidente domestico?

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a perícia, antes de ser jogada da janela ela foi esganada e atirada de uma altura pequena, já que, ela tinha 3 níveis de lesões. Difícel ser acidente isso. Mas como eu falei, o que realmente aconteceu, jamais iremos saber!

    ResponderExcluir