Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O problema vem do "nascimento".



Você sabia que a constituição inglesa se baseia em costumes? [Como assim, Gabí?] Bem, existem inúmeros conceitos doutrinários para costumes no direito, mas, de forma clara e objetiva, podemos dizer que costumes são leis que não estão escritas no papel, mas sim, na mente das pessoas, ou seja, é lei porque há anos as pessoas costumam agir assim. [Sério Gabí?] Complicado? Não transmite muita segurança, não é? È “estranho” pensar que as pessoas cumprem a lei, simplesmente, porque sabem que devem cumprir, mesmo não estando escrito em lugar nenhum.
No entanto, a constituição da Inglaterra é muita mais respeitada que a do Brasil que, apesar de ser uma das mais lindas do mundo, elogiada por diversos paises, inclusive, não alcança o direito que ela garante. Com isso, retomo a questão que deixei em aberto no artigo anterior: Porque isso acontece?
O fato é que, quem olha para as nossas leis pensa: “Caramba! O Brasil deve ser o país relatado no livro Utopia”, [que isso, Gabí?] ideia de civilização ideal, perfeita [hahaha! Piada neh?!]. O que quero dizer, é que a constituição brasileira, quando foi criada, projetou uma nação quase que perfeita, um sonho utópico e, a partir de então, “correríamos atrás” do lindo direito que ela dispõe aos cidadãos brasileiros. Vinte anos se passaram e, ainda, não chegamos nem perto.
A diferença da Inglaterra é que, para se tornar lei, primeiramente, o direito foi conquistado e, só depois, foi objetivado [que isso, Gabí?], ganhou forma de norma amparada pelo Estado. Ora, quando alguém já vem fazendo algo, não é fácil para ela continuar fazendo? [Pera aí Gabí, você quer dizer que a lei deveria ser algo que as pessoas já vinham fazendo? E se o que elas vinham fazendo fosse errado?]
Bem, muita calma nessa hora, primeiro: não estamos falando de todas as leis, apenas da constituição; segundo: não estou dizendo que deveriamos seguir o exemplo da Inglaterra, realmente não daria certo, até porque, ela também tem seus problemas. Estou apenas analisando alguns fatos e propondo uma possível tese que explique o que acontece no Brasil.
Agora acompanhe o raciocínio: Costume é quando as pessoas já vinham agindo de certa maneira, não porque alguém impôs algo a elas, e sim, porque sabiam que, se agissem assim, seria melhor para todos. Com o passar do tempo, essa ação se tornou lei e não foi difícil para as pessoas continuar realizando-a. Logo, o direito já havia sido conquistado muito antes de ser objetivado.

5 comentários:

  1. Eu acho que o Brasil é um ótimo país, independente dessas falhas todas viu!

    ResponderExcluir
  2. Em alguns aspectos sim, em outros nem tanto!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, golpe baixo! Seu blog vai ter mt mais audiência que o meu assim! Também, fica pondo fotos de beleza estonteante! hehehe não vale!
    Tb qdo seu blog for famoso faço questão de vc por uma foto sua no meu pra divulga ele tb aueheuhaeuehaueahue

    :)
    abraços

    ResponderExcluir
  4. É, precisamos nos acostumar com os VERDADEIROS costumes, pelo menos tentar diminuir a tal utopia que sempre colocamos na nossa frente. Quem sabe assim, nos aproximamos de um mundo um pouco perfeito.

    Beijo, Blue ;)

    ResponderExcluir
  5. Em um país que poucos realmente se importam com melhorias e desenvolvimento para a sociedade, chega ser um delirio pensar que nesse meio tão corrupto possa valer alguma coisa belissimas palavras com o titulo "Constituição", que do dia da sua formulação ate hoje, não passou de uma GRANDE e IMPRESSIONANTE UTOPIA !!!

    ResponderExcluir