Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Monografia a vista!

Eu sei, eu sei, sumi literalmente, pois é, semana de prova quase me deixa louca, sei que nada melhor do que estudar pelo Blog, porém, devido matérias atrasadas, (Sim, estudar e trabalhar não é fácil) tive que dar uma apurada só na leitura mesmo. Mas, voltei e cheia de idéias, as quais, vocês, caros leitores, irão me ajudar.
Não é de hoje que venho pensado qual será o assunto da minha monografia. [O que é monografia Gabí?] Monografia é o nome dado a um trabalho científico que aborda um tema específico delimitado. Geralmente, deve ser entrega na finalização do curso superior, meu caso. (OK, sei que falta ainda três anos, mas isso quero fazer bem feito!)
Então, após pensar e pensar, decidi que o tema na minha monografia será “Ser justo, para isso fomos criados.”, (não sei se vai poder ser esse o título, mas pra mim vai) cujo objetivo é explicar de onde vem o Direito, a noção do que é justo e injusto, quem nos impõem: o Estado, o próprio homem, a razão, Deus, nossos instintos de sobrevivência?
Entendo e debatendo a teoria de todos os grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates, Santo Agostinho de Hipona, Santo Tomás de Aquino, René Descartes, Locke, George Berkeley, Francis Bacon, Thomas Hobbes, Montesquieu, Voltaire, Jean-Jacques Rosseau, Nicolau Maquiaveli, Leibniz, Wolff, Kant, Hegel, Karl Marx, Savigny, Hans Kelsen e outros que agora não estou lembrada. Pesquisando o que as pessoas, em geral, entendem sobre isso, buscando parecer na psicologia e outras ciências e, acima de tudo, na fé.
Sim, escolhi esse tema exatamento por isso, porque não envolve apenas direito, mas aquilo que ele estuda, o ser humano, suas relações com os demais e com o desconhecido, o que ocasiona suas atitudes, sua maneira de viver e, por fim, o que chamamos de sociedade.
Sei do grande desafio que está por vir porque irei mecher com pontos delicados, pessoais e polêmicos (o que me atrai ainda mais), e que, em algum momento, poderão surpreender a mim mesma. E claro, a base do que eu sei serão as minhas crenças baseadas nas minhas experiências, veja bem, nas minhas experiências, não em tradições ou algo imposto por uma instituição, pois isso eu chamo de religião, algo que quero deixar bem longe da minha tese, já que, hoje, percebo ser a causa das mazelas da humanidade. Por fim, questiono a vocês amigos:

De onde vem o direito, de onde vem o certo, o errado, o justo, o que é justiça?

3 comentários:

  1. Vai nessa Fé que Deus é contigo, o que você escolher será bem escolhido, pois Deus é nosso alicerce então seja vitoriosa com a melhor monografia da faculdade
    Deus te abençõe

    ResponderExcluir
  2. gabi, acho que na natureza mesmo não existe justiça, pq um animal que mata o outro da mesma espécie nao é considerado injusto, um leão que come os filhote e fica impune não é considerado injustiça da natureza, um vírus que mata um homem não é punido pelo direito penal haushuashuashu, acho que a justiça foi criada pelo homem, o certo e o errado foram criados pelo homem o direito foi criado pelo homem e o justo e o injusto tb e cabe somente ao homem decidir o que ela significa e o que ela quer.

    ResponderExcluir
  3. Gabi, compartinho com você as mesmas posições e opniões sobre o ser justo ou injusto e estudando os mesmo pensadores aqui sitados, as injustiças começam com Kant, em meiados as revoluções industriais, pois o mesmo defendia uma teoria de liberdade, fratenidade o bem pessoal, posso dizer a qualquer preço, sem olhar para os lados, sem observar o certo ou o errado, onde nos dias atuais não sabemos destinguir, ascimilar os mesmo, não deixando de citar a moral e a ética se deixando levar com a midia da televisão, pois como Kant continuam buscando por liberdade, uma liberdade que nem as mesmas, conseguem defimir, e pessoalmente apostaria nas teorias de Aristóteles, pois a justiça no geral só será reconhecida quando a humanidade ter o respeito primeiro por um Deus, a si mesma, aos semelhante e a natureza justos.
    Me perdoe os erros de grafia, mas esta é minha opnião certa ou não é minha. Conhecereis a verdade e ela libertará, a falta conhecimento a humanidade...
    Deus te abenções grandemente não só na monografia, mas em todo o seu curso...

    ResponderExcluir