Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Monografia a vista!

Eu sei, eu sei, sumi literalmente, pois é, semana de prova quase me deixa louca, sei que nada melhor do que estudar pelo Blog, porém, devido matérias atrasadas, (Sim, estudar e trabalhar não é fácil) tive que dar uma apurada só na leitura mesmo. Mas, voltei e cheia de idéias, as quais, vocês, caros leitores, irão me ajudar.
Não é de hoje que venho pensado qual será o assunto da minha monografia. [O que é monografia Gabí?] Monografia é o nome dado a um trabalho científico que aborda um tema específico delimitado. Geralmente, deve ser entrega na finalização do curso superior, meu caso. (OK, sei que falta ainda três anos, mas isso quero fazer bem feito!)
Então, após pensar e pensar, decidi que o tema na minha monografia será “Ser justo, para isso fomos criados.”, (não sei se vai poder ser esse o título, mas pra mim vai) cujo objetivo é explicar de onde vem o Direito, a noção do que é justo e injusto, quem nos impõem: o Estado, o próprio homem, a razão, Deus, nossos instintos de sobrevivência?
Entendo e debatendo a teoria de todos os grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates, Santo Agostinho de Hipona, Santo Tomás de Aquino, René Descartes, Locke, George Berkeley, Francis Bacon, Thomas Hobbes, Montesquieu, Voltaire, Jean-Jacques Rosseau, Nicolau Maquiaveli, Leibniz, Wolff, Kant, Hegel, Karl Marx, Savigny, Hans Kelsen e outros que agora não estou lembrada. Pesquisando o que as pessoas, em geral, entendem sobre isso, buscando parecer na psicologia e outras ciências e, acima de tudo, na fé.
Sim, escolhi esse tema exatamento por isso, porque não envolve apenas direito, mas aquilo que ele estuda, o ser humano, suas relações com os demais e com o desconhecido, o que ocasiona suas atitudes, sua maneira de viver e, por fim, o que chamamos de sociedade.
Sei do grande desafio que está por vir porque irei mecher com pontos delicados, pessoais e polêmicos (o que me atrai ainda mais), e que, em algum momento, poderão surpreender a mim mesma. E claro, a base do que eu sei serão as minhas crenças baseadas nas minhas experiências, veja bem, nas minhas experiências, não em tradições ou algo imposto por uma instituição, pois isso eu chamo de religião, algo que quero deixar bem longe da minha tese, já que, hoje, percebo ser a causa das mazelas da humanidade. Por fim, questiono a vocês amigos:

De onde vem o direito, de onde vem o certo, o errado, o justo, o que é justiça?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aberta ou Fechada

As S.A podem ser de capital aberto ou fechado, dizemos então: S.A FECHADA ou ABERTA.
As abertas são aquelas cujo seus valores mobiliários estão negociados no mercado de valores mobiliários. [Valores mobiliários? Mercado de valores mobiliários? Que isso Gabí?]
Valores mobiliários são todos os títulos (papéis para capitação de recursos financeiros) emitidos por ela: Ações, debêntures, bônus de subscrição.
Mercado de Valores Mobiliários são as bolsas de valores e os mercados de balcão (entidades que atuam com valores mobiliários fora da bolsa de valores). O mercado de valores mobiliários pode ser primário, nesse só atua o mercado de balcão, o qual, negocia os títulos das S.A em constituição; ou secundário, onde, atuam as bolsas de valores e, também, o mercado de balcão negociando títulos de sociedades já constituídas.
Já as fechadas não têm seus valores mobiliários negociados no mercado de valores mobiliários. São, geralmente, sociedades pequenas com o número de acionistas inferior a 20 e o capital social menor do que o estabelecido pela CVM para as S.A de capital aberto.

Difícil de lembrar? Leia umas 10 vezes que você terá na ponta da língua!

=) haha

Qual o nome da criança?

Continuação matéria de S.A...

O nome da S.A sempre se dará por denominação, quer dizer que nunca será firma ou razão social. Na denominação sempre deve conter o objeto [qual objeto Gabí?]. Objeto é a área com a qual a empresa trabalha, por exemplo: uma fábrica de calçados deve conter na denominação a palavra “calçados”: Picaddilly Calçados S.A.
Lembrando que, em geral, todas as S.A têm objeto social mercantil, ou seja, com fins lucrativos.
Outra regra da denominação é que deve conter a expressão CIA (Companhia) ou S.A (Sociedade Anônima), sendo que, “Cia” poderá vir no início e no meio, já “S.A”, no início meio e fim.

Agora a criança já tem nome.
=)